Brasao TCE TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TOCANTINS
COORDENADORIA DE ANÁLISE DE CONTAS E ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO FISCAL
   

1. Processo nº:4059/2019
2. Classe/Assunto: 4.PRESTAÇÃO DE CONTAS
12.PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ORDENADOR - 2018
3. Responsável(eis):MARCIA MACEDO DE SOUZA - CPF: 00106981161
4. Origem:FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE DE MIRANORTE
5. Distribuição:1ª RELATORIA

6. ANÁLISE DE PRESTAÇÃO DE CONTAS Nº 234/2020

 


 

RELATÓRIO DE ANÁLISE DA PRESTAÇÃO DE CONTAS










 

FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE DE MIRANORTE

CONTAS DE ORDENADOR DO EXERCÍCIO DE 2018







 

Conselheiro Relator: MANOEL PIRES DOS SANTOS

Processo nº: 4059/2019

Gestor Responsável: MARCIA MACEDO DE SOUZA













 

PALMAS - TO, Agosto/2020

 


 

ÍNDICE

1. INFORMAÇÕES. 4

1.1. INFORMAÇÕES DA ENTIDADE. 4

1.2. ROL DE RESPONSÁVEIS (IN 09/2012) 4

1.3. RESPONSÁVEIS PELO ENVIO (ACORDÃO 838/2014) 5

2. OBJETIVO, FONTES DE CRITÉRIO E ACOMPANHAMENTO DE PRAZOS. 6

2.1. FORMALIZAÇÃO DO PROCESSO.. 6

2.2. REMESSA DAS INFORMAÇÕES AO SICAP/CONTÁBIL. 6

3. DESPESA.. 6

3.1. DESPESAS POR FUNÇÃO.. 7

3.2. DESPESAS POR PROGRAMAS. 7

3.3. DESPESAS POR CATEGORIA ECONÔMICA E NATUREZA DA DESPESA.. 7

4. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. 8

4.1. BALANÇO ORÇAMENTÁRIO.. 8

4.1.2. Despesas de Exercícios Anteriores - DEA.. 9

4.1.3. Contribuição Patronal Sobre a Folha de Pagamento da Unidade. 9

4.2. BALANÇO FINANCEIRO.. 10

4.3. BALANÇO PATRIMONIAL. 11

4.3.1. Ativo. 11

4.3.1.1. Ativo Circulante. 12

4.3.1.1.1. Estoques. 12

4.3.1.2. Ativo Não Circulante. 13

4.3.1.2.1. Ativo Imobilizado e Intangível 13

4.3.2. Passivo. 14

4.3.2.1. Passivo Circulante. 14

4.3.2.2. Passivo Não Circulante. 14

4.3.2.3. Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes. 15

4.3.2.4. Quadro das Contas de Compensação. 15

4.3.2.5. Quadro do Superávit/Déficit Financeiro por Fonte. 16

4 4. DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS. 17

5. RECOMENDAÇÕES. 17

6. CONCLUSÃO.. 18

 

RELATÓRIO DE ANÁLISE DA PRESTAÇÃO DE CONTAS Nº.

NÚMERO DO PROCESSO 4059/2019

1. INFORMAÇÕES

1.1. INFORMAÇÕES DA ENTIDADE

Entidade: Fundo Municipal Dos Direitos da Crianca e do Adolescente de Miranorte

Endereço: Princesa Isabel  - Centro  77.660-000

CNPJ: 18.761.351/0001-80

Fone/Fax: Comercial (63) 32142255  Residencial ()    Residencial (63) 33552931 

1.2. ROL DE RESPONSÁVEIS (IN 09/2012)

 

Gestor: Marcia Macedo de Souza

Endereço: Av Princesa Isabel  - Centro  77.660-000

CPF: 001.069.811-61

Identidade: 725525 - SSP/TO

Fone/Fax: Residencial (63) 00000000  Celular (63) 84581932 

Período de Vigência: A partir de 30/01/2017

 

Controle Interno: Manoel Ferreira Lima

Endereço: Rua Machado de Assis - Centro  77.753-000

CPF: 198.515.531-15

Identidade: 153496 - SSP/TO

Fone/Fax: Residencial (63) 00000000  Comercial (63) 34341134  Celular (63) 84417400 

Período de Vigência: 23/01/2018 a 31/01/2019

 

 

Contador: Diego Henrique Pires Oliveira Costa Castro

Endereço: Quadra 504 Sul Al.02 - Plano Diretor Sul  77.021-662

CPF: 001.594.191-40

Identidade: 838879 - SSP-TO

Fone/Fax: Residencial (63) 00000000  Residencial (63) 32142255 

Período de Vigência: A partir de 02/01/2018

 

 

1.3. RESPONSÁVEIS PELO ENVIO (ACORDÃO 838/2014)

 

Gestor: Marcia Macedo de Souza

Endereço: Av Princesa Isabel  - Centro  77.660-000

CPF: 001.069.811-61

Identidade: 725525 - SSP/TO

Fone/Fax: Residencial (63) 00000000  Celular (63) 84581932 

 

Controle Interno: Manoel Ferreira Lima

Endereço: Rua Machado de Assis - Centro  77.753-000

CPF: 198.515.531-15

Identidade: 153496 - SSP/TO

Fone/Fax: Residencial (63) 00000000  Comercial (63) 34341134  Celular (63) 84417400 

 

 

Contador: Diego Henrique Pires Oliveira Costa Castro

Endereço: Quadra 504 Sul Al.02 - Plano Diretor Sul  77.021-662

CPF: 001.594.191-40

Identidade: 838879 - SSP-TO

Fone/Fax: Residencial (63) 00000000  Residencial (63) 32142255 

 

 

 

 

2. OBJETIVO, FONTES DE CRITÉRIO E ACOMPANHAMENTO DE PRAZOS

a) Em cumprimento a determinação constitucional e atendendo as disposições constantes no Regimento Interno, Lei Orgânica e Instrução Normativa n°. 07/2013, do TCE/TO, procedemos à análise da presente prestação de contas, com o objetivo de subsidiar o Julgamento por este Tribunal. As fontes de critério utilizadas foram as seguintes: Constituições Federal e Estadual; Lei Federal nº. 4.320/1964, Normas Brasileiras de Contabilidade e Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, Plano Plurianual - PPA nº. 453/2017, Lei de Diretrizes Orçamentária - LDO nº. 452/2017, Lei Orçamentária Anual - LOA n°. 451/2017, Lei Complementar nº. 101/2000 e demais Normas do TCE/TO.

2.1. FORMALIZAÇÃO DO PROCESSO

a) A presente prestação de contas foi assinada digitalmente pelos responsáveis acima identificados e gerada com base nos dados contábeis da 7ª remessa de dados do SICAP - Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública, módulo SICAP/CONTÁBIL, que ingressou neste Tribunal em 01/03/2019, portanto, no prazo previsto na Instrução Normativa nº. 007, de 27 de novembro de 2013, estando formalizada com todos os documentos/demonstrativos exigidos na referida Instrução Normativa.

b) Verifica-se que o Gestor apresentou a Declaração de Veracidade de Informações, cumprindo o que determinam as Normas do TCE-TO.

2.2. REMESSA DAS INFORMAÇÕES AO SICAP/CONTÁBIL

a) Em cumprimento à Instrução Normativa TCE/TO nº 11, de 05 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a remessa de dados contábeis enviada intempestivamente pelos Municípios e sua Administração Indireta, por meio eletrônico com a assinatura digital e considerando as prorrogações de prazos para o envio das remessas, ocorridas no exercício, o ente em análise encaminhou através do SICAP/CONTÁBIL, os dados contábeis que estão disponíveis no respectivo sistema.

b) As remessas do Poder Executivo e Legislativo foram entregues no prazo estabelecido na Instrução Normativa TCE/TO nº 11, de 05 de dezembro de 2012.

3. DESPESA

a) Compreende-se por despesa o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para o funcionamento e a manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade (despesas correntes) ou para a realização de investimentos (despesas de capital).

b) O quadro abaixo evidencia a execução da despesa orçamentária (empenho, liquidação e pagamento) da entidade por função, em conformidade com a Portaria SOF/MP nº 42, de 14/04/1999 e atualizações:

3.1. DESPESAS POR FUNÇÃO

a) A classificação funcional tem por finalidade segregar a despesa pública orçamentária em função e subfunção. A função refere-se ao "maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público", enquanto que as subfunções representam um subconjunto das despesas, refletindo assim as políticas, diretrizes, objetivos no planejamento das ações dos administradores públicos. Segue o comparativo de gastos das despesas por Função, em conformidade com a Portaria SOF/MP nº 42, de 14/04/1999 e atualizações:

Quadro 1 - Despesa por função

CÓDIGO

ESPECIFICAÇÃO

DOTAÇÃO INICIAL

DOTAÇÃO ATUALIZADA

VALOR EXECUTADO

%

 

08

Assistência Social

15.000,00

15.000,00

8.397,30

55,98%

 

 

Total

15.000,00

15.000,00

8.397,30

55,98%

 

Fonte: Anexo 11 da Lei 4.320 e Balancete da Despesa - Exercício de 2018

b) Destaca-se que nas Funções Assistência Social e Total houve execução menor que 65% da dotação atualizada, ou seja, não houve ação planejada para as despesas por função, em desconformidade ao que determina a IN 02/2013.

3.2. DESPESAS POR PROGRAMAS

a) A seguir, destacam-se os programas com as respectivas codificações e valores autorizados e executados.

Quadro 2 - Programas Inclusos na Lei Orçamentária Anual

PROGRAMA

DOTAÇÃO INICIAL

DOTAÇÃO ATUALIZADA

VALOR EMPENHADO

% EMPENHADO x INICIAL

% EMPENHADO x ATUALIZADA

 

2702 - SERVICOS DE PROTENCAO SOCIAL BASICA

15.000,00

15.000,00

8.397,30

55,98

55,98

 

TOTAL GERAL

15.000,00

15.000,00

8.397,30

55,98

55,98

 

Fonte: Anexo 11 da Lei 4.320 - Exercício de 2018

b) Conforme evidenciado no citado quadro, percebe-se que houve programa SERVICOS DE PROTENCAO SOCIAL BASICA com execução menor que 65%. As despesas do FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE DE MIRANORTE foram executadas em acordo com os valores dos Programas inicialmente autorizados constantes da lei Orçamentária, em descumprimento ao que dispõe a IN 002/2013.

c) Deste modo, cada órgão deve efetuar o controle da execução do orçamento e adotar as medidas para o cumprimento do programa de trabalho, conforme preceitua o artigo 75 da Lei nº 4320/64.

 

3.3. DESPESAS POR CATEGORIA ECONÔMICA E NATUREZA DA DESPESA

a) As Despesas por Categoria Econômica são classificadas em Despesas Correntes, as quais correspondem aos gastos com a manutenção dos serviços públicos já existentes (custeio, conservação, pessoal), que totalizou R$ 8.397,30, e Despesas de Capital, que têm por definição os gastos destinados para investimentos, inversões financeiras e amortização da dívida, não havendo execução desta categoria econômica no exercício. Durante o exercício de 2018, o total das despesas executadas resultou em R$ 8.397,30.

Quadro 3 - Despesas por Categoria Econômica

TÍTULO

DOTAÇÃO INICIAL

DOTAÇÃO ATUALIZADA

VALOR EXECUTADO

 

DESPESAS CORRENTES(XII)

14.000,00

14.600,00

8.397,30

 

   Pessoal e Encargos Sociais

0,00

0,00

0,00

 

   Juros Encargos da Dívida

0,00

0,00

0,00

 

   Outras Despesas Correntes

14.000,00

14.600,00

8.397,30

 

DESPESAS DE CAPITAL(XIII)

1.000,00

400,00

0,00

 

   Investimentos

1.000,00

400,00

0,00

 

   Inversões Financeiras

0,00

0,00

0,00

 

   Amortização da Dívida

0,00

0,00

0,00

 

RESERVA DE CONTINGÊNCIA(XIV)

0,00

0,00

0,00

 

 

0,00

0,00

0,00

 

TOTAL

15.000,00

15.000,00

8.397,30

 

Fonte: Balanço Orçamentário - Exercício de 2018

4. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

4.1. BALANÇO ORÇAMENTÁRIO

a) A gestão orçamentária do Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente de Miranorte está demonstrada no Balanço Orçamentário, que apresenta as receitas previstas em confronto com as receitas realizadas e as despesas fixadas com as despesas executadas. Na sequência seguem os resumos das receitas e despesas orçamentárias, bem como o resultado da execução:

Quadro 4 - Resumo das Receitas do Balanço Orçamentário

TÍTULO

PREVISÃO INICIAL

PREVISÃO ATUALIZADA

RECEITAS REALIZADAS

SALDO

 

RECEITAS CORRENTES (I)

0,00

0,00

1.259,42

1.259,42

 

RECEITAS DE CAPITAL (II)

0,00

0,00

0,00

0,00

 

(R) DEDUÇÕES DA RECEITA (III)

0,00

0,00

0,00

0,00

 

SUBTOTAL DAS RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS (IV)=(I+II+III)

0,00

0,00

1.259,42

1.259,42

 

OPERAÇÕES DE CRÉDITO / REFINANCIAMENTO (VI)

0,00

0,00

0,00

0,00

 

TRANSFERÊNCIAS RECEBIDAS PARA A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

0,00

0,00

7.200,00

7.200,00

 

TRANSFERÊNCIAS RECEBIDAS INDEPENDENTES DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

0,00

0,00

0,00

0,00

 

SUBTOTAL COM REFINANCIAMENTOS (VII) = (IV+V+VI)

0,00

0,00

8.459,42

8.459,42

 

 

0,00

0,00

0,00

0,00

 

TOTAL

0,00

0,00

8.459,42

8.459,42

 

Fonte: Balanço Orçamentário - Exercício de 2018

b) Percebe-se que as Receitas Corrente Realizadas R$ 1.259,42 em comparação à Previsão Atualizada R$ 0,00 correspondem em percentual 0%, enquanto que as Receitas de Capital Realizadas R$ 0,00 em relação à Previsão Atualizada R$ 0,00 equivalem em percentual 100%.

Quadro 5 - Resumo das Despesas do Balanço Orçamentário

TÍTULO

DOTAÇÃO INICIAL

DOTAÇÃO ATUALIZADA

DESPESAS EMPENHADAS

SALDO

 

DESPESAS CORRENTES(XII)

14.000,00

14.600,00

8.397,30

6.202,70

 

DESPESAS DE CAPITAL(XIII)

1.000,00

400,00

0,00

400,00

 

RESERVA DE CONTINGÊNCIA(XIV)

0,00

0,00

0,00

0,00

 

 

0,00

0,00

0,00

0,00

 

TRANSFERÊNCIAS CONCEDIDAS PARA A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

0,00

0,00

0,00

0,00

 

TRANSFERÊNCIAS CONCEDIDAS INDEPENDENTES DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

0,00

0,00

0,00

0,00

 

SUBTOTAL DAS DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS (XV)

15.000,00

15.000,00

8.397,30

6.602,70

 

SUBTOTAL COM REFINANCIAMENTOS (XVIII) = (XV+XVI+XVII)

15.000,00

15.000,00

8.397,30

6.602,70

 

TOTAL DESPESA

15.000,00

15.000,00

8.397,30

6.602,70

 

Fonte: Balanço Orçamentário - Exercício de 2018

4.1.2. Despesas de Exercícios Anteriores - DEA

a) São despesas de exercícios encerrados que não se tenham processado na época própria, bem como os restos a pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício. O reconhecimento de despesas de exercícios anteriores devem constituir-se como exceção à regra, de modo a evitar movimentação de dotações orçamentárias para sua cobertura, omissão de passivos, distorções dos resultados contábeis e fiscais.

Quadro 6 - Despesas de Exercícios Anteriores

Categoria Econômica / Grupo de Despesas

2017

2018

2019

 

3.1__92 - Pessoal e Encargos

0,00

0,00

0,00

 

3.2__92 - Juros e Encargos da Dívida

0,00

0,00

0,00

 

3.3__92 - Outras Desp. Correntes

0,00

0,00

0,00

 

4.4__92 - Investimentos

0,00

0,00

0,00

 

4.5__92 - Inversões Financeiras

0,00

0,00

0,00

 

4.6__92 - Amortização da Dívida

0,00

0,00

0,00

 

TOTAL

0,00

0,00

0,00

 

Fonte: Anexo 11 da Lei nº 4.320/64 de cada Exercício

b) No período de  2017 a 2019, não se constatou empenhos relativos a Despesas de Exercícios Anteriores

4.1.3. Contribuição Patronal Sobre a Folha de Pagamento da Unidade

a) Com base nos dados enviados ao SICAP Contábil calculou-se o percentual da contribuição patronal, para verificar se esse percentual está compatível com o fixado em lei. Segue cálculo realizado:

Quadro 7 - Regime de Previdência

DENOMINAÇÃO

VALOR

 

a) Regime Geral da Previdência

 

 

I - Servidores Vinculados ao RGPS - (3.1.1.2.1.01.01.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.02.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.04.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.05.00.00.0000 +3.1.1.2.1.01.06.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.11.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.21.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.22.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.24.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.31.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.04.01.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.04.02.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.04.03.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.04.04.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.04.13.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.04.14.00.00.0000)

0,00

 

II - Contribuição Patronal - (3.1.2.2.1.01.00.00.00.0000 + 3.1.2.2.1.05.00.00.00.0000 + 3.1.2.2.1.99.00.00.00.0000 + 3.1.2.2.3.01.00.00.00.0000 + 3.1.2.2.3.05.00.00.00.0000 + 3.1.2.2.3.99.00.00.00.0000)

0,00

 

Percentual Apurado da Contribuição Patronal = II/Ix100

0%

 

b) Regime Próprio de Previdência

 

 

I - Servidores Vinculados ao RPPS - (3.1.1.1.1.01.01.00.00.0000 + 3.1.1.1.1.01.21.00.00.0000 + 3.1.1.1.1.01.22.00.00.0000 + 3.1.1.1.1.01.24.00.00.0000 + 3.1.1.1.1.01.25.00.00.0000 + 3.1.1.1.1.01.26.00.00.0000 + 3.1.1.1.1.01.31.00.00.0000)

0,00

 

II - Contribuição Patronal - (3.1.2.1.0.00.00.00.00.0000 - 3.1.2.1.2.99.00.00.00.0000)

0,00

 

Percentual Apurado da Contribuição Patronal = II/Ix100

0%

 

Fonte: Arquivo Liquidação e Balancete Verificação - Exercício de 2018

b) Regime Geral da Previdência - cabe consignar que o artigo 22, inciso I da lei nº 8.212/1991 estabelece que a contribuição a cargo da empresa, destinada à Seguridade Social, é de vinte por cento (20%) sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês.

c) Conforme apresentado acima, o Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente de Miranorte atingiu o percentual de 0% de contribuição patronal, sobre a folha dos servidores que contribuem para o RGPS – Regime Geral de Previdência Social, percentual que está abaixo de 20%, em desacordo com o estabelecido no art.22, I, da Lei n° 8212/91.

d) Regime Próprio de Previdência: ressalta-se que o art.2° da lei federal 9.717/98 define que a contribuição dos Municípios, incluindo suas autarquias e fundações, devidas ao regime próprio de previdência social a que estejam vinculados seus servidores não poderá ser inferior ao valor da contribuição do servidor ativo, nem superior ao dobro desta contribuição.

e) Conforme apresentado acima, o valor da contribuição Patronal sobre a folha dos segurados do RPPS – Regime Próprio de Previdência Social corresponde ao percentual de 0%, demonstrando situação irregular, uma vez que a alíquota de contribuição está abaixo do percentual fixado no art.22, I, da Lei n° 8212/91.

 

4.2. BALANÇO FINANCEIRO

a) O Balanço Financeiro espelha a movimentação dos recursos financeiros, demonstrando seu saldo inicial, receitas, despesas e o saldo apurado no exercício anterior que será transferido para o exercício seguinte.

b) Da análise do Balanço verifica-se que a movimentação financeira do Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente de Miranorte apresenta um saldo financeiro para o exercício seguinte no valor de R$ 1.262,12 representado na tabela abaixo.

A unidade não possui dados referentes ao exercício de 2017.

Quadro 8 - Exercício de 2018

RECEITAS

VALOR

DESPESAS

VALOR

 

RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS (I)

1.259,42

DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS (VIII)

8.397,30

 

TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS RECEBIDAS (II)

7.200,00

TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS CONCEDIDAS (IX)

0,00

 

RECEBIMENTOS EXTRAORÇAMENTÁRIOS (III)

1.200,00

PAGAMENTOS EXTRAORÇAMENTÁRIOS (X)

0,00

 

REVERSÕES DE AJUSTES DE PERDAS (IV)

0,00

PROVISÕES E AJUSTES DE PERDAS (XI)

0,00

 

AJUSTES FINANCEIROS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES (V)

0,00

AJUSTES FINANCEIROS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES (XII)

0,00

 

SALDO EM ESPÉCIE DO EXERCÍCIO ANTERIOR (VI)

0,00

SALDO EM ESPÉCIE PARA O EXERCÍCIO SEGUINTE (XIII)

1.262,12

 

TOTAL (VII) = (I+II+III+IV+V+VI)

9.659,42

TOTAL (XIV) = (VIII+IX+X+XI+XII+XIII)

9.659,42

 

Fonte: Balanço Financeiro - Exercício de 2018

 

4.3. BALANÇO PATRIMONIAL

a) O Balanço Patrimonial do Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente de Miranorte tem a finalidade de expressar qualitativa e quantitativamente seu patrimônio, demonstrando fidedignamente a situação dos saldos de seus bens, direitos e obrigações.

Quadro 9 - Balanço Patrimonial (MCASP)

ATIVO

VALOR

PASSIVO

VALOR

 

ATIVO CIRCULANTE

1.262,12

PASSIVO CIRCULANTE

1.200,00

 

ATIVO NÃO-CIRCULANTE

0,00

PASSIVO NÃO-CIRCULANTE

0,00

 

 

 

TOTAL DO PASSIVO

1.200,00

 

 

 

TOTAL DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

62,12

 

TOTAL

1.262,12

TOTAL

1.262,12

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

b) O Balanço Patrimonial demonstra os componentes patrimoniais como consequência dos atos de gestão praticados no exercício. Quanto a este aspecto, O Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente de Miranorte apresenta um Ativo de R$ 1.262,12 e um Passivo de R$ 1.200,00. Assim, o valor residual dos ativos após deduzidos todos seus passivos resultou um Patrimônio Líquido Positivo de R$ 62,12.

4.3.1. Ativo

a) O Ativo compreende os recursos controlados pelo Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente de Miranorte como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem para a entidade benefícios econômicos futuros ou potencial do serviço. O ativo é segregado em dois grupos circulante e não circulante.

b) O Ativo da entidade, no exercício de 2018, alcançou o valor de R$ 1.262,12, sendo composto de R$ 1.262,12 por ativo circulante e R$ 0,00 por ativo não circulante.

4.3.1.1. Ativo Circulante

a) São classificados como Ativo Circulante quando atenderem a um dos seguintes critérios: (i) estiverem disponíveis para realização imediata; ou (ii) tiverem a expectativa de realização até doze meses após a data das demonstrações contábeis.

b) O Ativo Circulante do Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente de Miranorte compreende Caixa e Equivalentes de Caixa, Créditos a Curto Prazo, Demais Créditos e Valores a Curto Prazo e Estoques. Sua composição, em 2018, foi a seguinte: 

Quadro 10 - Ativo Circulante

CONTA CONTÁBIL

ESPECIFICAÇÃO

VALOR

 

1.1.0.0.0.00.00.00.00.0000

  ATIVO CIRCULANTE

1.262,12

 

1.1.1.0.0.00.00.00.00.0000

         Caixa e Equivalência de Caixa

1.262,12

 

1.1.1.0.0.00.00.00.00.0000

                  Caixa e Equivalentes de Caixa

1.262,12

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

4.3.1.1.1. Estoques

a) Constata-se que ao final do exercício em análise O Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente de Miranorte, não apresentou saldo na conta estoque ao analisarmos as movimentações na conta 1.1.5 - Estoques, observamos que houve R$ 597,30, de débitos/entradas e R$ 597,30 de créditos/saídas, também houve despesas liquidadas na rubrica de despesa 3.3.90.30 - "Material de Consumo" de R$ 597,30 e na rubrica de despesa 3.3.90.32 - “Material de Distribuição Gratuita” de R$ 0,00, e as baixas na conta 3.3.1 - "Uso de Material de Consumo" da DVP no valor de R$ 597,30, conforme detalhado a seguir:

Quadro 11 - Movimentação de Estoque/Conta 3.3.1 - Uso de Material de Consumo

PERÍODO

DÉBITO

CRÉDITO

USO DO MATERIAL

 

Janeiro

0,00

0,00

0,00

 

Fevereiro

0,00

0,00

0,00

 

Março

0,00

0,00

0,00

 

Abril

0,00

0,00

0,00

 

Maio

0,00

0,00

0,00

 

Junho

597,30

0,00

597,30

 

Julho

0,00

0,00

0,00

 

Agosto

0,00

0,00

0,00

 

Setembro

0,00

0,00

0,00

 

Outubro

0,00

0,00

0,00

 

Novembro

0,00

0,00

0,00

 

Dezembro

0,00

0,00

0,00

 

MEDIA

49,78

0,00

49,78

 

TOTAL

597,30

0,00

597,30

 

Fonte: Arquivo Movimento Contábil - Exercício de 2018

b) Observa-se que o valor contabilizado na conta "1.1.5 – Estoque" é de R$ 0,00 no final do exercício em análise, enquanto o consumo médio mensal é de R$ 49,78, demonstrando a falta de planejamento da entidade, pois não tem o estoque dos materiais necessários para o mês de janeiro de 2019.

4.3.1.2. Ativo Não Circulante

a) Ativo Não Circulante do Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente de Miranorte compreende Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. Sua composição, em 2018, foi a seguinte: 

Quadro 12 - Ativo Não Circulante

CONTA CONTÁBIL

ESPECIFICAÇÃO

VALOR

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

4.3.1.2.1. Ativo Imobilizado e Intangível

a) O Ativo não Circulante/Imobilizado e Intangível alcançou R$ 0,00, deste valor destacam-se os Bens Móveis, cujo montante corresponde a R$ 0,00, os Bens Imóveis no valor de R$ 0,00.

b) Na sequência são apresentados os valores dos bens móveis, imóveis e intangíveis constantes do Demonstrativo BEM ATIVO IMOBILIZADO.

Quadro 13 - Bem Ativo Imobilizado

TIPO VALOR

MÓVEIS

IMÓVEIS

INTANGÍVEIS

TOTAL

 

Saldo Anterior

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Aquisição

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Incorporação

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Reavaliação

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Total Entradas

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Alienação

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Depreciação/Amortização

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Impairment

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Baixas

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Total de Saídas

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Saldo Final

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Fonte: Anexo Bem Ativo Imobilizado - Exercício de 2018

Quadro 14 - Comparativo Balanço Patrimonial e Ativo Imobilizado

TIPO DO BEM

BAL. PATRIMONIAL

ATIVO IMOBILIZADO

DIFERENÇA

 

Bens Móveis

0,00

0,00

0,00

 

Bens Imóveis

0,00

0,00

0,00

 

Bens Intangíveis

0,00

0,00

0,00

 

TOTAL

0,00

0,00

0,00

 

Fonte: Balanço Patrimonial e Anexo Bem Ativo Imobilizado - Exercício de 2018

4.3.2. Passivo

a) O Passivo compreende obrigações presentes da entidade, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços. O passivo é segregado em dois grupos: passivo circulante e não circulante.

b) O Passivo do Fundo Municipal Dos Direitos da Crianca e do Adolescente de Miranorte, no exercício de 2018, alcançou o valor de R$ 1.200,00, estando registrado R$ 1.200,00 no passivo Circulante e R$ 0,00 no passivo Não Circulante.

4.3.2.1. Passivo Circulante

a) De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público 7ª edição, os passivos devem ser classificados como circulantes quando corresponderem a valores exigíveis até doze meses após a data das demonstrações contábeis. Os demais passivos devem ser classificados como não circulantes.

b) O Passivo Circulante do Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente de Miranorte compreende os subgrupos 2.1.1 Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais a Curto Prazo, 2.1.2 Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo, 2.1.3 Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo, 2.1.4 Obrigações Fiscais a Curto Prazo, 2.1.5 Obrigações de Repartição a Outros Entes, 2.1.7 Provisões a Curto Prazo e 2.1.8 Demais Obrigações a Curto Prazo. Sua composição, em 2018, foi a seguinte:

Quadro 15 - Passivo Circulante

CONTA CONTÁBIL

ESPECIFICAÇÃO

VALOR

 

2.1.0.0.0.00.00.00.00.0000

  PASSIVO CIRCULANTE

1.200,00

 

2.1.1.0.0.00.00.00.00.0000

         Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais a Pagar a Curto Prazo

0,00

 

2.1.1.1.0.00.00.00.00.0000

                  Pessoal a pagar

0,00

 

2.1.1.2.0.00.00.00.00.0000

                  Benefícios Previdenciários a Pagar

0,00

 

2.1.1.3.0.00.00.00.00.0000

                  Benefícios Assistenciais a Pagar

0,00

 

2.1.1.4.0.00.00.00.00.0000

                  Encargos Sociais a Pagar

0,00

 

2.1.2.0.0.00.00.00.00.0000

         Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo

0,00

 

2.1.3.0.0.00.00.00.00.0000

         Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo

1.200,00

 

2.1.4.0.0.00.00.00.00.0000

         Obrigações Fiscais a Curto Prazo

0,00

 

2.1.5.0.0.00.00.00.00.0000

         Obrigações de Repartição a Outros Entes

0,00

 

2.1.7.0.0.00.00.00.00.0000

         Provisões a Curto Prazo

0,00

 

2.1.8.0.0.00.00.00.00.0000

         Demais Obrigações a Curto Prazo

0,00

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

4.3.2.2. Passivo Não Circulante 

a) O Passivo Não Circulante do Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente de Miranorte compreende os subgrupos 2.2.1 Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais a Longo Prazo, 2.2.2 Empréstimos e Financiamentos a Longo Prazo, 2.2.3 Fornecedores e Contas a Pagar a Longo Prazo, 2.2.4 Obrigações Fiscais a Longo Prazo, 2.2.7 Provisões a Longo Prazo, 2.2.8 Demais Obrigações a Longo Prazo e 2.2.9 Resultado Diferido. Sua composição, em 2018, foi a seguinte:

Quadro 16 - Passivo Não Circulante

CONTA CONTÁBIL

ESPECIFICAÇÃO

VALOR

 

2.2.0.0.0.00.00.00.00.0000

  PASSIVO NÃO-CIRCULANTE

0,00

 

2.2.1.0.0.00.00.00.00.0000

         Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais a Pagar a Longo Prazo

0,00

 

2.2.2.0.0.00.00.00.00.0000

         Empréstimos e Financiamentos a Longo Prazo

0,00

 

2.2.3.0.0.00.00.00.00.0000

         Fornecedores a Longo Prazo

0,00

 

2.2.4.0.0.00.00.00.00.0000

         Obrigações Fiscais a Longo Prazo

0,00

 

2.2.7.0.0.00.00.00.00.0000

         Provisões a Longo Prazo

0,00

 

2.2.8.0.0.00.00.00.00.0000

         Demais Obrigações a Longo Prazo

0,00

 

2.2.9.0.0.00.00.00.00.0000

         Resultado Diferido

0,00

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

4.3.2.3. Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes

Quadro 17 - Balanço Patrimonial (Lei 4.320/64)

ATIVO

VALOR

PASSIVO

VALOR

 

ATIVO FINANCEIRO

1.262,12

PASSIVO FINANCEIRO

1.200,00

 

ATIVO PERMANENTE

0,00

PASSIVO PERMANENTE

0,00

 

 

 

SALDO PATRIMONIAL

62,12

 

TOTAL

1.262,12

TOTAL

1.262,12

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

a) Comparando o Ativo Financeiro (R$ 1.262,12) e Passivo Financeiro (R$ 1.200,00), o Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente de Miranorte apresentou um superávit financeiro no valor de (R$ 62,12). O total das disponibilidades (Caixa e Equivalentes de Caixa e Investimentos temporários) totalizaram R$ 1.262,12.

4.3.2.4. Quadro das Contas de Compensação

a) Compreende os atos a executar que podem vir a afetar o patrimônio, imediata ou indiretamente, por exemplo: direitos e obrigações conveniadas ou contratadas; responsabilidade por valores, títulos e bens de terceiros; garantias e contragarantias recebidas e concedidas. A definição é orientada pelo fluxo de caixa a ser envolvido na execução futura do ato potencial.

b) O Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente de Miranorte registrou os seguintes atos potenciais ativos e passivos:

Quadro 18 - Balanço Patrimonial

EXECUÇÃO DOS ATOS POTENCIAIS ATIVOS

VALOR

EXECUÇÃO DOS ATOS POTENCIAIS PASSIVOS

VALOR

 

         Execução de Garantias e Contra Garantias Recebidas

0,00

         Garantias e Contra Garantias Concedidas

0,00

 

         Execução de Direitos Conveniados e Outros Instrumentos Congêneres

0,00

         Execução de Obrigações Conveniadas e Outros Instrumentos Congêneres

0,00

 

         Execução de Direitos Contratuais

0,00

         Execução de Obrigações Contratuais

7.200,00

 

         Execução de Outros Atos Potenciais Ativos

0,00

         Execução de Outros Atos Potenciais Passivos

0,00

 

  TOTAL

0,00

  TOTAL

7.200,00

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

4.3.2.5. Quadro do Superávit/Déficit Financeiro por Fonte

a) O objetivo do quadro é apresentar a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro por fonte de recurso.

Quadro 19 - Superávit/Déficit Financeiro

DESCRIÇÃO

FONTE

VALOR

 

  TOTAL

 

62,12

 

         Recursos Próprios

0010. e 5010.

62,12

 

         Recursos do MDE

0020.

0,00

 

         Recursos do FUNDEB

0030.

0,00

 

         Recursos do ASPS

0040.

0,00

 

         Recursos do RPPS

0050.

0,00

 

         Recursos da Cota-Parte dos Recursos Hídricos

0060.

0,00

 

         Alienação de Bens

0070.

0,00

 

         Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE

0080.

0,00

 

         Multas Previstas na Legislação de Trânsito

0090.

0,00

 

         Recursos Destinados à Educação

0200. a 0299.

0,00

 

         Recursos Destinados à Saúde

0400. a 0499.

0,00

 

         Recursos Destinados à Assistência Social

0700. a 0799.

0,00

 

         Recursos de Convênios com a União

2000. a 2999.

0,00

 

         Recursos de Convênios com o Estado

3000. a 3999.

0,00

 

         Recursos de Convênios com outras Entidades

4000. a 4999.

0,00

 

         Outros Recursos Vinculados

5017. ,0600. ,0123.e 1000. a 1999. e 6000. a 7999.

0,00

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

 

 

4 4. DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

a) Nos termos do art. 104 da Lei Federal nº 4.320/64, a Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as alterações ocorridas no Patrimônio durante o exercício financeiro, resultantes ou independentes da Execução Orçamentária e indica o Resultado Patrimonial do exercício, conforme se pode verificar pelo quadro a seguir.

Quadro 20 - Demonstração das Variações Patrimoniais

DESCRIÇÃO

VALOR

 

Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria

0,00

 

Contribuições

0,00

 

Exploração e Venda de Bens, Serviços e Direitos

0,00

 

Variações Patrimoniais Aumentativas Financeiras

1.259,42

 

Transferências e Delegações Recebidas

7.200,00

 

Valorização e Ganhos com Ativos

0,00

 

Outras Variações Patrimoniais Aumentativas

0,00

 

TOTAL DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS AUMENTATIVAS

8.459,42

 

Pessoal e Encargos

0,00

 

Benefícios Previdenciários e Assistenciais

0,00

 

Uso de Bens, Serviços e Consumo de Capital Fixo

8.397,30

 

Variações Patrimoniais Diminutivas Financeiras

0,00

 

Transferências e Delegações Concedidas

0,00

 

Desvalorização e Perda de Ativos

0,00

 

Tributárias

0,00

 

Outras Variações Patrimoniais Diminutivas

0,00

 

TOTAL DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS DIMINUITIVAS

8.397,30

 

RESULTADO PATRIMONIAL DO PERÍODO

62,12

 

Fonte: Demonstração das Variações Patrimoniais - Exercício de 2018

b) Confrontando-se as Variações Patrimoniais Aumentativas com as Variações Patrimoniais Diminutivas apurou-se um Resultado Patrimonial do Período de R$ 62,12, evidenciando que as Variações Patrimoniais Aumentativas são superiores as Variações Patrimoniais Diminutivas.

5. RECOMENDAÇÕES

Considerando a natureza de algumas impropriedades apuradas na análise das contas, propomos a emissão das seguintes recomendações e/ou determinações para acompanhamento em contas posteriores:

  1. Efetuar os registros contábeis na classe 7 e 8, referente a controles inclusive de obrigações oriundas de contratos e convênios assinados, para que ao final do Demonstrativo "Balanço Patrimonial" no campo compensações sejam evidenciados os atos que possam vir a afetar o Patrimônio e as obrigações executadas e a executar (item 4.3.4).

 

6. CONCLUSÃO

Após a Análise da Prestação de Contas apresentada pelo gestor, constituída nos termos da Instrução Normativa TCE/TO n° 07/2013, foi verificada, existência de inconsistências no desempenho da ação administrativa, em razão de impropriedades e infrações às normas Constitucionais, legais ou regulamentares (Instrução Normativa TCE/TO nº 02/2013). Deste modo, nos termos dos artigos 28, I, 30, 79, §1º e 81, III da Lei nº 1.284/2001, propomos a Citação dos responsáveis a seguir mencionados a fim de que sejam apresentadas alegações de defesa informações/documentos:

1. Senhora Marcia Macedo de Souza - CPF: 001.069.811-61, GESTORA DO FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE DE MIRANORTE– TO, itens: 3.1, 4.1.3 e 4.3.1.1.1 do relatório;

 

2. Senhor Diego Henrique Pires Oliveira Costa Castro - CPF: 001.594.191-40, Contador DO FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE DE MIRANORTE– TO, itens: 3.1, 4.1.3 e 4.3.1.1.1 do relatório

 

  1. Destaca-se que nas Funções Assistência Social e Total houve execução menor que 65% da dotação atualizada, ou seja, não houve ação planejada para as despesas por função, em desconformidade ao que determina a IN 02/2013. (Item 3.1 do relatório).
  2. A alíquota de contribuição patronal atingiu o percentual de 0% estando abaixo dos 20% definido no art.22, inciso I, da lei n°8212/1991. (Item 4.1.3 do relatório)
  3. Observa-se que o valor contabilizado na conta "1.1.5 – Estoque" é de R$ 0,00 no final do exercício em análise, enquanto o consumo médio mensal é de R$ 49,78, demonstrando a falta de planejamento da entidade, pois não tem o estoque dos materiais necessários para o mês de janeiro de 2019. (Item 4.3.1.1.1 do relatório).

Diante dos fatos descritos, no sentido de sanar as irregularidades e ocorrências apontadas, visando contribuir para a melhoria do desempenho das atividades, com a finalidade de atendimento aos princípios legais, assegurados os princípios Constitucionais do contraditório e da ampla defesa c/c os arts. 25/36 do RITCE e IN/TCE nº 07/2013.

Encaminhe-se à Primeira Relatoria para as providências cabíveis.

 

COORDENADORIA DE ANÁLISE DE CONTAS E ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO FISCAL, Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, 28 de agosto de 2020.

Documento assinado eletronicamente por:
FLAVIO HUMBERTO CASTRO DE ABREU, TECNICO DE CONTROLE EXTERNO - CE, em 28/08/2020 às 07:42:32
, conforme art. 18, da Instrução Normativa TCE/TO Nº 01/2012.
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